Sign In

Diretoria de Ensino - Região Bauru


Rua Campos Salles, 9-43 - Vila Falcão
CEP: 17050-000 - Bauru, SP - Brasil
E-mail: debau@educacao.sp.gov.br
Telefone: (14) 3108-0000
A+
A-

​Diante da incontestável importância do papel do professor como mediador em situações de aprendizagem, tanto no Ensino Fundamental como no Médio, o projeto "Mediação e Linguagem", desde 2014, vem consolidando a ideia de oferecer apoio ao desenvolvimento do Currículo aos professores de Língua Portuguesa e, também, àqueles que trabalham nas Salas de Leitura e a quem mais se interessar por atividades e projetos diferenciados na escola.

 São sugestões para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita, indo além em desdobramentos que permitem estimular, também, a participação de todos os alunos, inclusive daqueles portadores de deficiência, e que incentivam a criatividade e o gosto por variadas formas de expressão artística, por meio do uso dos recursos tecnológicos acessíveis para a produção de filmes, vídeos de animação e podcasts. Essas sugestões apresentam, como ponto de partida, a transposição da linguagem literária para a cinematográfica ou audiovisual, abordando temas diversos, incluindo os transversais.

 Leitura e fruição

 Além do incentivo à leitura de textos literários nas aulas regulares e nos projetos desenvolvidos nas Salas de Leitura, "Mediação e Linguagem" também propõe momentos de reflexão sobre as obras lidas, de forma a buscar, na ficção literária, espaços para fruir, compartilhar impressões e sentimentos deixando-se levar pelas emoções e pela imaginação, vivendo épocas, tempos e lugares diversos, convivendo com personagens, fatos e enredos.

Leitura e produção de conhecimentos

 Descobrir informações implícitas ou explícitas no texto; inferir o sentido de palavras ou expressões; apropriar-se de formas especiais de expressão da língua, como paráfrases, paródias, figuras de linguagem, discurso direto, indireto, recursos gráficos; reconhecer e estabelecer relações entre os diversos textos lidos ao longo das experiências como leitor, são algumas habilidades que devem ser desenvolvidas, para a competência leitora exigida na contemporaneidade, considerando-se a atuação  relevante do professor ao ensinar procedimentos de leitura. Sem dúvida, as conversas sobre o texto e as análises da obra são enriquecidas quando planejadas e realizadas com recursos diversificados, estimulando a imaginação com originalidade, muitas vezes podendo culminar na produção de curta-metragens, animações e podcasts.

 Produção de linguagens

 Em sala de aula, há aspectos considerados de extrema relevância quando se trata de fazer a transposição de uma linguagem para outra, após a leitura de um romance, um conto, uma lenda ou uma fábula, considerando inicialmente, por exemplo, as orientações para atividades recomendadas nas publicações "Sabores da Leitura"[1], "Leitura e Produção de Texto"[2] e "Literatura"[3]. Entre os produtos resultantes dos desdobramentos de leitura ou dos projetos culturais desenvolvidos com os alunos, após o domínio dos procedimentos de leitura, vamos destacar a produção de vídeos.

 Antes, é preciso refletir sobre a função do produto cultural que estamos propondo: onde será exibido, a que público se destina, quanto tempo ele terá de duração, que recursos humanos e materiais temos ao nosso alcance.

Lembramos que se trata de um trabalho escolar, realizado com orientação do professor, que, graças às possibilidades tecnológicas ao alcance de todos, poderá ser divulgado na web, simplesmente, ou também, participar de algum festival no âmbito escolar regional. Então, vale a pena investir na organização dos grupos em classe e nas habilidades de cada aluno para as diferentes atividades que compõem a elaboração de um vídeo.

SÃO PAULO (Estado) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Sabores da Leitura - Cilza Bignotto.  Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2012.

[2] SÃO PAULO (Estado) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Caderno do professor: leitura e produção de texto – Ana Luiza Marcondes Garcia, Egon de Oliveira Rangel, Maria Regina Figueiredo Horta, Neide Aparecida de Almeida. São Paulo: SEE, 2010 (6º e 7º/8º e 9º anos do Ensino Fundamental).

[3] SÃO PAULO (Estado) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Caderno do professor: literatura – Noemi Jaffe, Regina Maria Braga. São Paulo: SEE, 2010 (Vol. 1 e 2 – 1ª a 3ª séries  do Ensino Médio)

 

Disponibilizamos os links dos vídeos e os podcasts produzidos pelos alunos, a partir da leitura de obra literária, trabalhada durante este ano letivo, em nossa Diretoria de Ensino:

 

Trabalhos produzidos em 2016

Escola Raymi Oliveira Baptista Pereira - VÍDEO: "O príncipe e o mendigo em Cordel"

RADIONOVELA – PODCAST - "O BGA"

Maria Aparecida Coimbra

EE Walter Barretto Melchert Prof - Radionovela - Robin Hood A lenda de um foragido


2015

E.E. MARTA APARECIDA H. BARBOSA

E.E. CÉLIA PRIMO CALIL

E.E. ARACY SANTINHO BARBERI

E.E. MARIA APARECIDA MASCHIETTO OKAZAKI

E.E. VIRGÍLIO CAPOANI

E.E. Pe JORGE MATTAR

E.E. RUBENS PIETRARÓIA

E.E. ALFREDO PUJOL

E.E. RAYMI OLIVEIRA BAPTISTA

E.E. VERA BRAGA FRANCO GIACOMINI

E.E. JOAQUIM RODRIGUES MADUREIRA

E.E. ANTÔNIO GUEDES DE AZEVEDO

E.E. VERA CAMPAGNANI

E.E. ERNESTO MONTE

E.E. ANTÔNIO SANCHES LOPES

E.E. MARIA ANGÉLICA MARCONDES

E.E. LUIZ CASTANHO DE ALMEIDA

E.E. Dr. PAULO ZILLO

E.E. FARID FAYAD

E.E. FRANCISCO ALVES BRIZOLA

E.E. ANTONIETA GRASSI MALATRASI

E.E. AZARIAS LEITE

E.E. STELA MACHADO

E.E. DR. LUIZ ZUIANI

E.E. DR. FRANCISCO DE PAULA ABREU SODRÉ

 

RADIONOVELA – produzidas em Podcast

E.E. SEBASTIÃO INOC ASSUMPÇÃO

E.E. Pe ANTÔNIO JORGE LIMA

E.E. ERNESTO MONTE

E.E. LUIZ ZUIANI