Projeto Arte do Jornalismo – Caminhos da Sustentabilidade

PROJETO REÚNE REPORTAGENS DE ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO

SOBRE SOLUÇÕES AMBIENTAIS

GUID;fd1a46a3-7f60-4932-abe4-dac39d892443

Alunos de escolas públicas paulistas de quatro regiões viram seus textos publicados no livro “Caminhos da Sustentabilidade”, resultado do Projeto Arte do Jornalismo – Caminhos da Sustentabilidade, que envolveu a discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na agenda da ONU até 2030 nas cidades. As melhores redações e designs jornalísticos publicados pelos alunos fizeram parte da publicação. Em São Paulo, o projeto teve a coparticipação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) em parceria com a Instituição Horizonte Educação e Comunicação.

O projeto envolveu mais de 4 mil participantes da rede pública de 10 cidades brasileiras. Em São Paulo, foram aproximadamente 2,4 mil estudantes e as escolas participantes pertencem às regiões de Bauru, Sumaré, São José do Rio Preto e São Paulo (DE Centro Oeste).

Professores foram orientados sobre desenvolvimento sustentável e como trabalhar junto aos alunos na produção de reportagens envolvendo as metas dos ODS de cada cidade e como elas poderiam ser alcançadas até 2030.

A Diretoria de Ensino da Região de Bauru também participou do projeto Caminhos da Sustentabilidade. As escolas estaduais Professor Francisco Alves Brizola, Professora Mercedes Paz Bueno, Professora Iracema de Castro Amarante, Professor Walter Barretto Melchert e Doutor Luiz Zuiani foram selecionadas e representadas nas versões digital e impressa do livro. “Uma experiência rica, com muita interação, reflexão e aprendizado”, comenta a dirigente regional Gina Sanchez.

Gina menciona a FDE como instrumento que “trouxe ações pontuais para as escolas que são construídas ou passam por reformas, oferecendo inovação e impactos positivos no decorrer do tempo, como o não uso de materiais que utilizam como matéria-prima o amianto, instalação de lâmpadas de alto rendimento e isentas de mercúrio nos componentes de iluminação, implantação de reservatórios para retenção das águas de chuvas, entre outras ações. Estas iniciativas traduzem a preocupação e a responsabilidade da Secretaria da Educação de São Paulo, em parceria com a FDE, com o meio ambiente e com as futuras gerações.”